Segurança para todos


Estudo revela perfil do condutor português

Usar o telemóvel enquanto conduz, comer, exceder a velocidade e ultrapassar um sinal vermelho são comportamentos habituais dos condutores portugueses, de acordo com um estudo da Continental Pneus Portugal.

Com o objetivo de traçar o perfil do condutor português e conhecer os seus hábitos, a Continental realizou um inquérito a 1285 condutores que revelou que 75% dos condutores inquiridos afirma receber ou fazer chamadas com o sistema mãos livres, 75% diz que come ou bebe enquanto conduz e 74% admite conduzir em excesso de velocidade nas autoestradas e 76% em zonas residenciais e 60% confirmam passar um semáforo quando este acabou de passar a vermelho.

Os portugueses revelam ter um perfil “multitasking” ao volante, embora tenham consciência de que os comportamentos adotados são de risco. Os comportamentos considerados de maior risco foram o envio de emails, ler e usar as redes sociais, enquanto comer e conduzir em excesso de velocidade na autoestrada for considerado de menor risco.

Outros dados interessantes que se conseguiram apurar são que 85% dos entrevistados diz usar o carro diariamente e metade afirma já ter tido um acidente.

Perante situações de stresse, 35% dos inquiridos confirmou gritar com os outros condutores e 29% buzinar. São os condutores mais jovens, na faixa etária entre os 18-25 anos os que revelam ter uma performance mais deficitária em situações de stresse ao volante.

Este inquérito da Continental Pneus Portugal teve o apoio da ANSR e a Prevenção Rodoviária Portuguesa e foi coordenado pelo IPAM.



«« voltar


BTW
seara.com