Segurança para todos


A pé, de carro ou bicicleta conheça as principais regras a cumprir

A via pública é um espaço que as crianças têm de partilhar com condutores, ciclistas, peões. Qualquer seja o modo como se deslocam, é preciso nunca esquecer que elas não reagem e nem entendem a circulação rodoviária e os seus potenciais perigos como um adulto.

Por isso, há regras que os pais devem ensinar aos seus filhos, para que estes se desloquem em segurança e sejam utentes da estrada responsáveis. E não esqueça, tão importante como ensinar é ser também um adulto responsável, pois é por imitação que as crianças crescem e aprendem.

A pé:

- Não deixe o seu filho sair sozinho para a via pública antes dos 7 anos: só por volta dos 8-10 anos, se tiver sido preparado, é que poderá ter autonomia para se deslocar sem acompanhamento.

- Ensine-lhe a procurar o contacto visual com o condutor dos veículos que se aproximam, por exemplo, enquanto aguarda junto a uma passagem para peões.

- Lembre-lhe que deve sempre caminhar calmamente, sem pressas ou correrias, e estar atento ao trajeto, mesmo que já o conheça de cor.

- Brincar nos passeios ou na faixa de rodagem pode ser perigoso, por isso faça-o compreender que só deverá brincar nos locais para o efeito, como os parques ou jardins.

- Mesmo que isso obrigue a criança a caminhar um pouco mais, a passadeira é o local mais seguro para atravessar, não devendo esquecer de esperar sempre que o sinal para peões fique verde (se tiver sinais luminosos) mesmo que não venha nenhum veículo e/ou verificar 
que os condutores realmente pararam.

- De noite, para que os condutores o possam ver, coloque material retrorrefletor na roupa (que deve ser clara) ou na mochila do seu filho e ensine-o a escolher sempre locais bem iluminados para atravessar a rua.

De automóvel:

- Entrar e sair do automóvel pela porta do lado do passeio e, antes de abrir a porta, verificar se o carro está imobilizado e que nenhum peão se encontra a passar junto do veículo.

- Não distrair o condutor: para as viagens mais longas lembre ao seu filho de levar jogos, livros ou música, para que possa ir ocupado durante a viagem.

- Lembre ao seu filho que os sistemas de abertura de portas não são para brincar e que não deve colocar a cabeça ou os braços de fora da janela, pois é perigoso.

- Os mais novos devem viajar sempre no banco traseiro, num sistema de retenção apropriado para o seu peso e tamanho com o cinto apertado, mesmo que queiram dormir.

- Em caso de paragem na berma da autoestrada, os ocupantes do veículo devem sair do automóvel e ficar por detrás do rail de proteção.

De bicicleta:

- Até aos 9/10 anos é recomendado que a criança ande de bicicleta ou triciclo na companhia de um adulto e só a partir dos 12 anos deve circular na estrada, quando já tiver capacidade de se integrar no trânsito, embora, sempre que possível, deve usar as vias reservadas a ciclistas.

- Não deixe o seu filho andar de bicicleta sem o capacete e verifique se o mesmo está corretamente apertado (este equipamento, em caso de queda, reduz em sete vezes a probabilidade de lesões cerebrais).

- Em zonas com trânsito, deve mesmo vestir um colete refletor.

- Ensine-lhe a circular à direita, mas não muito próximo do passeio ou da berma, para não correr o risco de cair e a travar usando os dois travões.

- Se andar de bicicleta com os amigos, embora o Código da Estrada permita a circulação a par (não mais do que dois ciclistas), é mais seguro circularem em fila indiana.

- A criança deve respeitar os sinais luminosos e os sinais verticais e tomar atenção aos veículos estacionados, pois alguém pode abrir uma porta do lado da faixa de rodagem.

- Lembre-lhe de verificar regularmente a bicicleta, nomeadamente: encher os pneus, verificar o estado dos travões (se os cabos estão bem esticados), limpar o calço dos travões e verificar se as luzes estão a funcionar.



«« voltar


BTW
seara.com